sábado, 3 de abril de 2010

Incoerência???


Um samba diz em seu refrão: "Salve o Xaxá, salve toda negritude, a Tijuca vem mostrar ma história de atitude." O samba realmente tem uma extrema beleza, se não fosse por um ponto que desculpe-me a agremiação e seus compositores, mas Xaxá - ou apenas Francisco Felix - foi um dos maiores traficantes de escravos, sua biografia é tão contraditória quanto o personagem biografado.


Teria ido do Brasil à Daomé entre os séculos XVIII/XV, chegando lá acabou conhecendo a cobiça do rei Adanuzan II ue acabou sendo aprisionado (uma das versões), depois da queda do rei seu amigo Guezó lhe nomeou Xaxá - uma dignidade de inspiração baiana.


Há muitas interpretações do significado e do objetivo do cargo de Xaxá: designava o maior grau entre os traficantes, conselheiro do rei, representante dos traficantes estrangeiros junto ao rei e vice-versa, "o primeiro dos brancos", governador de todos os brancos, etc.


Bom aqui começa meu questionamento: se estamos salvando Xaxá um traficante de negros, estamos na verdade salvando seus feitos? Uma história de atitude?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galera, não se esqueçam da lei do retorno... cuidado com as palavras. Elas ferem quem esta lendo e quem esta escrevendo também. Obrigado!!!